divendres, 28 de setembre del 2012

O que é? o qué é? É a vida! É bonita! É bonita é bonita!!!



Todo un clásico del Brasil, como Garotta da Ipanema, es esta canción:


Compuesta por Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, nacido em Rio de Janeiro (1945) y muerto em um acidente de coche em el 1991. Más sobre su vida:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gonzaguinha

La letra es un poco complicada, pero su estribillo es simple y pegadizo (http://letras.mus.br/gonzaguinha/463845/)

O Que É, O Que É?

Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...


Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!
 

Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...


E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...


E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...


 Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo 

É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...


Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...


 Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé

Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...


Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...


E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...



Este cantautor es todo un clásico en Brasil y esta canción siempre acaba sonando en cualquier fiesta, en carnaval, en una película … La gente la corea y la verdad es que se pega el sentimiento en el pecho de quienes la oímos.


Puso voz a muchos sentimientos del pueblo brasileiro, y la canción que reproduzco en esta entrada, por lo que he podido llegar a saber, la compuso a base de preguntar a la gente que era para ellos la vida.

Me ha parecido una bella expresión para recordar que es la vida, en estos momentos de confusión y tanta agresividad, crisis, tristeza, recortes…. Brasil tiene mucha pobreza, pero la manera de ser de su gente, en general, es alegre, siempre sonriendo y siempre queriendo agradar a los demás.

Pues eso, que llevo desde que volvimos de Ilhabela queriendo aprenderme la canción, porque es un himno al optimismo.

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada